5 dicas de vendas: gerencie sua equipe de forma eficaz

5 dicas de vendas

Para uma empresa crescer e conseguir o sucesso almejado, é necessário muito trabalho e a utilização de diversas técnicas. O adequado gerenciamento da equipe de vendas, por exemplo, é fundamental para que a empresa consiga vender seus produtos e conquistar mais clientes, por isso produzimos esse conteúdo, dando 5 dicas de vendas.

#1 Defina uma rotina de tarefas para a equipe de vendas

O planejamento é fundamental em qualquer área de atuação, e com a equipe de vendas não é diferente. Com uma rotina definida você conseguirá melhorar o desempenho do time, a iniciar pelo trabalho das atividades sempre dentro do prazo.

Para entender melhor, se sua equipe precisa atender o público, fazer ligações e responder e-mails, defina uma ordem e/ou um horário para as tarefas. Isso ajuda na organização de sua equipe e também no gerenciamento da empresa. A rotina também pode envolver as metas de cada colaborador, sejam mensais ou anuais.

#2 Ofereça o suporte adequado

Um erro bem comum é pedir muito à sua equipe sem oferecer-lhe a infraestrutura adequada. Muitos colaboradores são ótimos vendedores, mas precisam de determinados equipamentos ou espaços para trabalhar adequadamente e aumentar seus resultados.

Um apoio que nem sempre é fornecido é um bom treinamento. Seja com o intuito de melhorar o desempenho individual ou a fim de incentivar o bom trabalho em equipe, o treinamento é fundamental para o crescimento do grupo de colaboradores e, por conseguinte, da empresa.

#3 Analise os procedimentos e identifique as falhas

Faz parte do gerenciamento da equipe de vendas analisar os procedimentos feitos por seus colaboradores — na prospecção, na abordagem ou ainda no fechamento de negócios. Algumas falhas são aparentemente mínimas no começo, mas poderão custar caro mais à frente, ou quando não são corrigidas o quanto antes.

Verifique, por exemplo, o tempo médio que seus vendedores demoram em um atendimento e veja também o tempo de espera por um atendimento. Isso pode significar que o processo está lento demais e precisa de melhorias técnicas, como a aquisição de equipamentos e softwares de gerenciamento.

#4 Converse abertamente com sua equipe

A melhor forma de conseguir melhorar o desempenho de sua equipe é conhecendo-a. Para isso, sempre converse com cada um deles e faça reuniões periódicas com o intuito de saber como está o trabalho.

Cuidado para não deixar sua equipe constrangida ou receosa em fazer críticas. Esses pontos são fundamentais para saber quais são suas dificuldades e como você pode ajudar a melhorar os procedimentos e aumentar seus resultados.

Se for preciso, faça uma pesquisa com seus vendedores de maneira anônima, assim a equipe poderá fazer suas sugestões sem identificação e sem medo.

#5 Corrija o que for necessário

Outro deslize comum é achar que sua equipe e sua forma de trabalhar são perfeitas. Muitas vezes, os próprios gerentes cometem falhas que travam o restante da equipe; por esse motivo, é necessário aprender a corrigir todos os enganos, sejam eles técnicos, erros da equipe ou até mesmo os descuidos da liderança.

Não tenha medo de mudar algum processo, desde que o novo processo seja bem estudado, analisado e planejado. Lembre-se: muitas vezes é necessário investir em tecnologias e novos métodos de trabalho para conquistar o sucesso!

Com essas cinco dicas você poderá começar a melhorar o tratamento de sua equipe de vendas e, consequentemente, melhorar os próprios resultados. Tem alguma dica para incentivar seus colaboradores? Deixe seu comentário e participe!

Aumente sua venda com a música certa

Quer um serviço de comunicação que te auxilie em todos os tópicos citados acima? Então conheça o Rádio Atmosfera, serviço de Music Branding, Rádio Indoor e comunicação especializado para empresas. Você pode testar por 7 dias gratuitamente, aproveite:

Rádio Atmosfera Experimentar

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *