Dicas de atendimento no varejo

Dicas de atendimento no varejo, como torná-lo impecável?

O atendimento no varejo é decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio. Um consumidor que se sente bem recebido e percebe os esforços da equipe para atender suas demandas naturalmente recomenda a loja e o serviço, tem mais disposição para fazer compras e se torna muito mais tolerante às dificuldades e problemas que eventualmente possam ocorrer.

Por outro lado, um cliente insatisfeito não representa apenas uma venda perdida: ele anuncia sua insatisfação para outras pessoas, comprometendo também a fidelidade dessas e o avanço dos negócios. Por isso, no post de hoje listamos algumas recomendações para que o atendimento ao cliente na sua loja seja impecável e um aliado de peso no retorno de vendas. Confira!

Treine sua equipe

Funcionários treinados são mais produtivos e se sentem mais seguros para oferecer os produtos disponíveis na loja e identificar as necessidades do cliente, mesmo as que ainda não foram verbalmente expressas. Dispondo de informações relevantes para o cliente, o vendedor terá mais oportunidades de oferecer produtos relacionados que possam interessar ao consumidor e, assim, aumentar o valor da venda.

A forma como ele fará essa abordagem faz toda a diferença. Uma equipe treinada sabe ser gentil, educada e certeira sem ser excessivamente agressiva — vale lembrar que agressividade causa rejeição.

Ouça o cliente

Ninguém melhor para dizer se seu atendimento está agradando ou não que seu cliente. Por isso, esteja disposto a ouvi-lo sem preconceitos. Ele pode não ter sempre razão, mas dará dicas importantes do que melhorar no seu atendimento para deixá-lo mais satisfeito e disposto a voltar para novas compras.

A ferramenta mais utilizada para receber essa resposta do cliente é a pesquisa de satisfação. Faça uso dela, mas mantenha em mente que é também no contato cotidiano que se percebe o que agrada mais ou menos. Assim, deixe sua equipe atenta a esses sinais.

Não hostilize um cliente com problemas

Infelizmente, é muito comum que o cliente perceba uma queda brusca na qualidade do atendimento quando volta à loja e precisa resolver um problema, como uma simples troca de tamanho, por exemplo. Como o serviço não gera comissão para o vendedor, ele tende a tratar o cliente com frieza e até indiferença, o que só garante que o consumidor não desejará voltar.

Porém, não se esqueça de que toda relação com o cliente é uma oportunidade de fidelização. Ainda que ele não compre nada mais nessa visita, a boa experiência o fará voltar em outra ocasião.

Atenda o cliente com agilidade

Imagine a seguinte situação: o cliente entra na loja e não há ninguém para atendê-lo ou — ainda pior — ele não percebe nenhum movimento da equipe de vendas para recepcioná-lo. Certamente ele vai virar as costas e entrar na loja do concorrente.

Mesmo em dias de muito movimento, garanta que seu cliente seja rapidamente recepcionado. Assim, ainda que seja necessário que ele espere um pouco mais, ele se sentirá mais à vontade para ir vendo os produtos expostos enquanto aguarda o vendedor, o que também pode resultar em aumento de vendas.

Agora que você já sabe o que fazer para ter um excelente atendimento no varejo, confira os erros de relacionamento com o cliente que você precisa evitar!

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