Como a Central Surf Aumentou as Vendas com Música Ambiente

A Central Surf é uma das principais lojas de varejo do País voltadas para surf wearing e esportes de boarding. Ela vende produtos do vestuário, calçados, acessórios e relógios, todos de marcas já consagradas na área do surf. Mas o que realmente a coloca um passo à frente de outras lojas é a sua iniciativa de buscar meios inovadores, como o uso da música ambiente, para oferecer uma ótima experiência aos consumidores.

Experiência de compra: um diferencial que fideliza

Produto todas as lojas têm, das mais simples às mais elaboradas, sendo apenas um commodity. Diante disso, Fabio Gliosci, dono da Central Surf, percebeu que o diferencial não necessariamente deve estar nos itens comercializados, ele também pode aparecer na loja.

Foi assim que a Central Surf descobriu a importância da experiência de compra, que envolve diversos fatores. Alguns deles podem ser percebidos, como a refrigeração do meio ambiente, um atendimento adequado e um visual interessante, e outros são apenas sentidos, agradavelmente acolhendo o consumidor sem que ele perceba, e é aí que a música ambiente se encaixa.

Importância da música nas lojas

Com a escolha certa de um ritmo que tenha a ver com os produtos, atendimento e, principalmente, com os consumidores, é possível transformar um ambiente em um local bem mais agradável e até influenciar as pessoas.

A música ambiente tem grande poder no comportamento do cliente, pode fazer com que eles permaneçam por horas em uma loja, além de motivar a compra e ainda influenciar a memória dos consumidores, fazendo-os lembrar da marca involuntariamente em outros momentos.

Além disso, o ritmo musical afeta o batimento cardíaco, algo que motiva as pessoas a gastarem mais. “O comportamento de um adolescente afetado pela música dentro de uma balada, por exemplo, é completamente diferente da sua atitude em um ambiente mais sério”, destaca o dono da Central Surf.

Estratégia usada em lojas de shoppings

Como a batida musical dentro de uma loja aumenta as vendas, isso pode ser muito bem explorado nos momentos em que os comércios estão mais lotados, como em épocas sazonais.

Especificamente no Natal, a música ambiente adotada costuma ser diferente, pois antes de chegarem à loja, as pessoas tendem a enfrentar um estacionamento cheio, um shopping lotado, ruídos incômodos e um ambiente claramente agressivo.

Diante desse cenário, os consumidores precisam ser motivados a um padrão festivo. E os truques são o atendimento efetivo, fazendo a fila do caixa ser mais rápida, a distribuição de chocolates e também o uso da música, que ao aumentar o batimento cardíaco das pessoas pode diminuir o nível de exigência delas.

Na Central Surf, Fabio comenta que sempre escuta as pessoas elogiarem a loja, dizendo que ela parece uma balada, ou seja, tem a playlist certa para o negócio e para o público-alvo, que se identifica com o ambiente e com a experiência de compra proporcionada.

Programação musical profissional

Foi na música ambiente que o dono da Central Surf conseguiu, lá atrás, encontrar o diferencial que a loja dele precisava. No início, trabalhou isso de forma incipiente, colocando as próprias fitas e usando sons de rádios específicas. Depois, padronizou os equipamentos e, com a ajuda de um produtor musical, começou a gravar as próprias fitas que, com o tempo, passaram a ser CDs.

Esse formato, no entanto, ainda não oferecia facilidades e não seguia o padrão desejado por Fabio. Foi então que ele buscou algo mais avançado e encontrou a programação musical profissional realizada pela ListenX.

ListenX: o avanço da música ambiente

A partir da parceria entre a Central Surf e a ListenX, que oferece a programação musical certa para cada tipo de negócio vender mais, Fabio conseguiu proporcionar a todos os seus clientes, de todas as lojas, a experiência de compra que ele tanto buscava, finalmente padronizada.

Com a ListenX oferecendo desenvolvimento e novidades mensais, a música ambiente deixou de ser um assunto interno, que demandava tempo tanto na escolha das faixas quanto na troca das fitas, e passou a ser terceirizado, algo que proporcionou uma facilidade jamais alcançada, além de tempo para os funcionários realizarem outras atividades.

Para o dono da Central Surf, atualmente é impossível ficar sem música ambiente em suas lojas, praticamente impensável fazer essa produção, pois é muito difícil e fundamental ter a presença da música e da ListenX dentro das suas lojas, principalmente pensando nos objetivos de venda.

Experiência gratuita

Embora a música ambiente tenha se encaixado perfeitamente na proposta da Central Surf, o seu sucesso não se restringe apenas a lojas do gênero. Essa experiência de compra sentida também é voltada para mercados, salões de beleza, clínicas de estética, hotéis, escritórios e diversos outros ambientes profissionais que desejam, entre outros pontos:

A grande estratégia é saber qual música funciona melhor para cada empresa e, principalmente, para cada público-alvo. A ListenX faz essa descoberta com a ajuda de especialistas em Music Branding e ela pode ser experimentada gratuitamente por você, na sua empresa, utilizando o Atmosfera. Confira!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *