Como estimular a criatividade para vender mais? Saiba aqui!

Como estimular a criatividade

Reposicionamento de marca. Engajamento do público-alvo. Ações de marketing e publicidade. Reformulação de design. O que todas essas situações têm em comum? Além de serem atividades corriqueiras de empresas que pretendem se fixar permanentemente no mercado, todas elas exigem o máximo da capacidade criativa dos envolvidos. Novos tempos exigem novas medidas e, por isso, é preciso sempre pensar fora da caixa, como estimular a criatividade.

Acontece que muitos ainda pensam que a criatividade é uma habilidade inata. Apenas alguns “iluminados” possuiriam esse olhar diferenciado do mundo. Será que isso é verdade? Certamente, não. Existem muitas técnicas que podem ajudá-lo a desenvolver esse potencial, que é comum a todos. Por isso, resolvemos trazer, nesse post, algumas dicas sobre como estimular a criatividade para vender mais. Confira a seguir!

Escute muita música

A música melhora a capacidade de raciocínio, concentração e, principalmente, a criatividade! Por isso, é fundamental que esse tipo de estímulo seja permanente na empresa, principalmente durante o brainstorming, momento em que todos precisam colocar as ideias para fora.

É claro, existem músicas que estimulam a criatividade muito mais do que outras, como é o caso das sinfonias de Beethoven, conhecidas por serem terapêuticas, inclusive. O ideal, no entanto, é escolher o som ambiente que seja mais estimulante para toda a equipe.

Registre suas ideias

Você sabia que o cineasta italiano Federico Fellini começava a desenhar assim que acordava? Seu objetivo era muito simples: registrar todas as ideias e conceitos que surgiram durante o sono. Parece que essa é uma excelente estratégia, afinal, muitas vezes, uma boa ideia surge subitamente, como um relâmpago, mas pode ser facilmente esquecida da mesma forma como esquecemos nossos sonhos.

Por isso, é fundamental que você encontre alguma forma para sempre registrar suas ideias, assim como fez o cineasta italiano. Assim, você tem tempo de revisitá-las sempre que possível e, se for necessário, lapidá-las para reformular a sua empresa.

Aposte no brainstorming

Sim, muitas ideias surgem subitamente, mas isso não quer dizer que devemos viver tranquilamente, esperando alguma solução cair do céu. Para forçar novas ideias, é preciso dar tempo ao tempo, e sair um pouco da rotina estressante. Em uma empresa, é muito comum que sejam criados os momentos de brainstorming.

A ideia é simples: todos os profissionais precisam deixar o trabalho por algum tempo apenas para pensar em soluções. Ninguém pode ser reprimido ou ridicularizado durante a exposição das ideias, afinal, a ideia é justamente que elas sejam polidas e amadurecidas por todo o grupo. Aos poucos, é possível chegar a uma solução ideal com essa estratégia.

Aprenda alguma coisa nova

Por fim, é fundamental que o gestor e os profissionais se estimulem a sair da zona de conforto. O aprendizado sempre foi a mola propulsora para a criatividade, por isso, é fundamental que todos estejam de mente aberta para adquirir novos conhecimentos.

E por aprendizado, queremos dizer qualquer tipo de informação nova: de uma pós-graduação até um curso de guitarra. Experiências diferenciadas ampliam a nossa forma de enxergar o mundo, por isso, nunca abandone a sua sede por conhecimento.

Gostou das nossas dicas sobre como estimular a criatividade? Para você, qual delas foi a mais interessante? Deixe sua opinião comentários! Aproveite para conferir também o nosso post Music Branding: entenda o que ele pode fazer pela sua loja!

Serviço de Marketing Sensorial no Brasil

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o Rádio Atmosfera, serviço de Rádio Indoor da ListenX (pioneira no Brasil). 

Você pode testar o serviço por 7 dias grátis, não perca tempo:

Rádio Atmosfera Experimentar

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *