4 Dicas Para Aumentar as Vendas no Início do Ano

Para muitos lojistas, o período entre janeiro e março costuma deixar diversas mercadorias encalhadas no estoque. Mas, na verdade, há como reverter isso. Com algumas ações feitas exclusivamente para aumentar as vendas no início do ano, qualquer varejo pode conquistar bons resultados.

1. Faça uma retrospectiva

Refletir sobre tudo o que aconteceu ao longo dos últimos doze meses é válido no mundo comercial. Essa análise, se bem-feita, permitirá enxergar tudo o que aconteceu de ruim e de bom nesse período, o que pode servir de exemplo para o próximo ano.

Portanto, faça uma retrospectiva dos principais acontecimentos. As ações que deram retornos positivos, replique. Ou melhor, faça um novo planejamento, considerando as mudanças no mercado e as possibilidades.

Quanto ao que deu errado, não esqueça completamente. Estude o que aconteceu, faça melhorias e, se achar conveniente, tente novamente. Só não deixe de fazer esse balanço antes de planejar o novo ano.

2. Motive as equipes

Quando se fala de vendas, a equipe comercial costuma ser a mais lembrada. No entanto, sempre é interessante motivar todos da empresa, de modo que o cliente possa receber ótimos produtos e um atendimento de qualidade.

Para promover essa animação e, consequentemente, para aumentar as vendas no início do ano, a empresa pode:

  • realizar encontros com equipes;
  • apresentar as estratégias futuras;
  • promover treinamentos;
  • fazer campanhas;
  • criar um programa de incentivo.

3. Defina novas metas

A troca de temporada exige a renovação das metas. Aliás, esse é um dos principais pontos para aumentar as vendas no início do ano, pois se a busca pelo crescimento não acontece, dificilmente ele é alcançado.

Diante disso, analise o cenário, faça reuniões com os vendedores e estabeleça metas alcançáveis, mas que sejam desafiadoras.

Também não esqueça das metas da equipe de marketing, que deve usar as inovações da área para atrair novos clientes, e sempre acompanhe os resultados de perto (semanalmente ou mensalmente), a fim de corrigir a rota quanto necessário.

4. Fidelize os clientes (uma das melhores dicas para aumentar as vendas no início do ano)

Fidelizar é outra forma de garantir a lucratividade no varejo, inclusive em épocas difíceis. A partir do momento que você realmente conquista o consumidor, ele passa a dar preferência à sua loja e ainda a recomenda para amigos, parentes e conhecidos.

O bom é que já existem diversas formas de fidelizar clientes no varejo. O marketing sensorial, por exemplo, tem contribuído muito com isso. Ele trabalha o cheiro, o toque, em alguns casos o sabor, e até mesmo a audição dentro das lojas, tudo para proporcionar bem-estar aos clientes e fazê-los ficarem mais tempo no estabelecimento.

Um exemplo prático dessa estratégia pode ser encontrado dentro da Central Surf, que conseguiu aumentar as vendas com música ambiente, algo que tem sido utilizado em lojas de diversos segmentos.

Portanto, se você realmente deseja aumentar as suas vendas com a fidelização dos clientes, continue navegando pelo nosso blog e comece a entender o que o marketing sensorial pode fazer pelo o seu negócio.

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