Marketing Sensorial: Entenda o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Marketing Sensorial 

Você já deve ter ouvido falar desse tal de Marketing Sensorial, estou certa? Mas com certeza ele pode fazer muito mais para o seu negócio do que você imagina.

Afinal o que é isso?

O marketing sensorial consiste no uso dos cinco sentidos do cliente para envolvê-lo na experiência de compra. Ele usa técnicas que estimulam o tato, o paladar, a visão, a audição e o olfato. Ela busca fazer uma conexão mais forte com quem visita a loja, criando um vínculo emocional e gerando mais vendas. Isso ocorre porque fornecer ao cliente uma experiência sensorial mais completa irá cativá-lo, fazendo com que ele se sinta mais inclinado a comprar, a voltar e até a indicar a loja a seus amigos.

Essa estratégia, hoje tão falada e usada por diversas marcas ao redor do mundo, surgiu devido a necessidade de se diferenciar da concorrência, encantar e conquistar os clientes que, devido ao aumento de acesso à informação e opções de produtos e serviços, estão cada vez mais exigentes e difíceis de fidelizar.

E você deve estar se perguntando “como é que isso pode ser verdade?”, “será que as pessoas se deixam mesmo levar pela emoção?”. E eu te digo: Funciona sim, e eu posso provar!

Um exemplo claro e conhecido por todos é a Coca-cola, a marca nitidamente não vende refrigerante ela vende a felicidade. E esse trabalho de conquistar os clientes pela emoção vem sendo feito há anos, e é por isso, que todo mundo prefere Pepsi nos testes cegos, mas a maioria acaba dizendo que prefere Coca, mas a paixão pela marca não acaba por ai, as pessoas compram roupas e acessórios e fazem até tatuagem, tudo isso porque eles foram capazes de conquistar mais do que o gosto dos consumidores.

A partir de hoje eu quero que você preste atenção em todos seus lugares, restaurantes e lojas preferidos e repare o que te faz gostar tanto de ir lá.

Certamente esses lugares tem algo a mais para conquistar sua preferência, seja o ambiente agradável, o atendimento diferenciado, os produtos de qualidade, enfim…

A verdade disso tudo é que eles não trabalham dessa maneira apenas porque são legais e se preocupam com seu bem-estar (claro que pode ser isso também), eles fazem porque dá resultado! Dentre os benefícios de usar o Marketing Sensorial na sua loja, estão:

  • Aumentar a permanência na loja ou, no caso se um restaurante ou clínica, reduz a percepção do tempo de espera.
  • Melhora o humor dos clientes fazendo com que inconscientemente ele tenha vontade de comprar mais.
  • Devido aos dois pontos citados acima, você aumenta o seu ticket médio.
  • Cria um vínculo afetivo que faz com que os clientes lembrem da sua marca e indiquem aos amigos.
  • Diferencia sua loja da concorrência e agrega valor tirando você da famosa concorrência por preçocliente-feliz

Viu só? As vantagens são infinitas. O melhor de tudo, é que você pode criar um ambiente de compra incrível com um investimento muito baixo.

Mas, por onde eu começo?

Eu diria que a melhor maneira, mais barata e assertiva de começar o Marketing Sensorial é cuidar da música da sua loja. A razão é bem simples, a música é a melhor ferramenta para criar a experiência citada acima.

Ela tem um poder muito forte de criar vínculo emocional e memória afetiva, mas é claro que o jeito certo de fazer isso não é só colocar uma música qualquer para tocar na loja, ou deixar seus funcionários brincando de Dj. A música errada pode ter efeito contrário, criando uma sensação ruim e espantando seus clientes.

O ideal é que você faça um estudo e crie sua programação pensando no gosto musical deles e de forma alguma no seu ou no de seus funcionários.

Conclusão

Em resumo, o marketing sensorial, se bem utilizado, aumenta o tempo de permanência do seu cliente, fideliza, estimula indicação, aumentando assim o ticket médio e suas vendas, além de diferenciá-lo de seus concorrentes tirando seu negócio da concorrência por preço.

Para te ajudar com isso, a ListenX criou o e-book: Como criar um bom ambiente de compras, que vai te dar muitas dicas para começar a encantar seus clientes com a música certa e mais dicas de marketing sensorial para usar na sua loja e colher resultados.

imagem1

Serviço de Marketing Sensorial no Brasil

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o Atmosfera, serviço de Marketing Sensorial da ListenX (pioneira no Brasil).

Você pode testar o serviço por 7 dias grátis, não perca tempo:
Rádio Atmosfera Experimentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *