Funil de vendas: entenda a sua importância

Funil de vendas

Para que o seu negócio alcance o tão esperado sucesso, a utilização de algumas estratégias de marketing se faz necessária. É preciso estar atento a muitos detalhes para conseguir conquistar leads — clientes em potencial — e fazer com que eles tornem-se efetivamente consumidores, ou seja, criar um funil de vendas.

Um dos conceitos mais aproveitados no marketing é o funil de vendas. Essa analogia é feita a partir da ideia de que as pessoas avançam na relação com as empresas, em quantidade cada vez menor e de forma mais efetiva, até tornarem-se clientes.

No post de hoje, apresentaremos o conceito de funil de vendas e mostraremos qual a importância dessa estratégia para o marketing em seu negócio. Continue acompanhando e confira!

O que é o funil de vendas?

Também conhecido como pipeline de vendas, o funil de vendas envolve uma série de táticas que acompanha todo o trajeto do cliente, desde o conhecimento da marca até o momento da compra.

Na sua primeira etapa (o topo do funil), as pessoas possuem o primeiro contato com a marca e vão se interessando por ela e seus produtos gradualmente (meio do funil). A relação desenvolvida ao longo do funil desperta nesses leads a necessidade de comprar um produto ou serviço (fundo do funil), a partir de um possível problema.

Nesse tipo de estratégia, é possível trabalhar o lead por meio de redes sociais, e-mail marketing e blogs, por exemplo. Os conteúdos produzidos são ligados indiretamente aos produtos ou serviços da empresa, educando os leads e auxiliando-os na identificação de um problema, para o qual a empresa apresentará a solução mais à frente.

Como atrair (mais) pessoas para o funil de vendas?

Para que o seu funil de vendas tenha sucesso e possa atrair pessoas é preciso empregar alguns métodos. Antes de iniciar a estratégia de mercado, é essencial conhecer o seu público-alvo. A partir do conhecimento sobre os seus potenciais clientes, é possível adaptar a maneira como a abordagem será feita.

É possível atrair mais atenção com o uso de algumas ferramentas, como anúncios no Google ou no Facebook. Assim, os interessados clicarão em seu anúncio e serão levados até uma página de destino, que deverá conter algumas informações atrativas a fim de que essas pessoas deixem seus e-mails em formulários e se tornem leads.

A partir desse ponto, começa o trabalho para que essa pessoa avance em seu funil de vendas e se torne um cliente.

O que fazer com os leads?

Para otimizar o seu funil de vendas, é preciso saber exatamente o que fazer e como separar os seus leads. É possível obter inúmeros contatos por meio de anúncios, mas posteriormente será necessário destacar os leads qualificados dos não qualificados.

Os leads qualificados são aqueles que estão próximos de realizar a compra do seu produto ou serviço, pois avançaram no funil de vendas até o fundo do funil, ou seja, já se encontram em posição de serem encaminhados aos vendedores.

Já os leads não qualificados são aqueles que ainda não estão prontos para efetuar uma compra. Por esse motivo, ainda carecem de receber mais conteúdos específicos para que futuramente caminhem no funil.

O avanço dentro do funil de vendas acontece devido aos esforços de marketing, que, como vimos, pode ser muito bem utilizado com intuito de conquistar novos clientes.

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