Gestão de pessoas: como motivar minha equipe?

Como motivar minha equipe?

O colaborador é o patrimônio mais importante de qualquer empresa e deve sempre manter sua produtividade e a qualidade de seu trabalho. Isso significa, em outras palavras, que ele deve estar motivado. Porém, como tudo que envolve pessoas, a motivação é complexa, subjetiva e variável. A gestão de pessoas, portanto, enfrenta o desafio de manter um grupo heterogêneo altamente motivado para o trabalho.

No post de hoje, você vai saber como fazer isso e, assim, conquistar melhores resultados com seu negócio. Acompanhe:

Entenda os indivíduos

Uma equipe é composta por vários profissionais — ou melhor, várias pessoas — diferentes. Cada um tem seu próprio entendimento de motivação, suas expectativas e seus valores. Para manter sua equipe motivada, o primeiro passo é entender os profissionais como indivíduos, bem como as necessidades diferenciadas de cada um.

Pratique o reconhecimento

Antes de desejar um aumento de salário, a maioria dos profissionais espera reconhecimento por um bom trabalho — e, na maioria dos casos, ele tem muito mais impacto no estado de espírito do profissional do que um bônus financeiro. Para motivar sua equipe, portanto, reconheça as vitórias individuais e coletivas. Mostre que você, como gestor, está vendo e valorizando os esforços de cada um.

Critique em particular

Existe um meio à prova de falhas para acabar com a motivação de um membro da equipe. Quer saber qual? É a crítica feita em frente aos colegas. Essa prática não apenas destrói o bom relacionamento entre gestor e colaborador como também atrapalha seu vínculo com a empresa, cria uma sensação de humilhação e desrespeito, e pode até levar a um pedido de desligamento.

Tenha cuidado ao delegar

Uma das situações em que a gestão de pessoas mais falha em motivar uma equipe é com a atitude errada na hora de delegar tarefas. Em alguns casos, delega-se demais a um colaborador que ainda não está preparado; em outros, não se delega nada a outro que está pronto para desafios novos. Seja qual for o cenário, o resultado é que o profissional vai começar a questionar sua própria capacidade e sua motivação para trabalhar vai sofrer uma drástica redução.

Pratique a humanização na gestão de pessoas

Poucas técnicas são tão eficientes em manter a equipe motivada quanto essa — até porque não se trata de uma técnica, mas sim de uma filosofia. Não veja os colaboradores como máquinas, que precisam de manutenção para produzir sempre mais. Em vez disso, pense em cada um como um ser humano, que merece ter prazer no trabalho, já que passa a maior parte dos seus dias nesse ambiente. Assim, você vai se tornar um gestor mais flexível e pensar no bem estar de sua equipe.

Valorize as opiniões da equipe

Quando você faz uma votação, em vez de impor normas, está demonstrando que valoriza a opinião de todos. Talvez nem sempre seja possível colocar as decisões no centro da mesa e debatê-las; porém, ao adotar essa prática, você motiva os profissionais, demonstrando que confia nos conhecimentos e no bom senso de todos. Com isso, certamente eles vão fazer um esforço para estar à altura da confiança recebida, demonstrando mais responsabilidade e produtividade no trabalho.

Invista em educação corporativa

Este é um dos benefícios mais desejados por profissionais: a oportunidade de receber capacitação e treinamentos com subsídio da empresa. A educação corporativa representa uma situação em que o profissional tem nas mãos o conhecimento teórico e a experiência prática — e um elemento permite que se aproveite melhor o outro. Assim, ele pode trazer para o trabalho tudo o que aprendeu no curso ou palestra, demonstrando mais proatividade e motivação para ir além.

Para a gestão de pessoas, a motivação sempre continuará sendo um desafio. Porém, é um desafio que pode ser vencido por meio de comunicação, empatia e preocupação genuína com os profissionais da sua equipe.

Se você quiser saber mais sobre o tema da educação corporativa, leia também nosso artigo sobre por que o treinamento de vendedores é fundamental no varejo, ou inscreva-se para receber nossa newsletter diretamente em seu e-mail.

Serviço de Marketing Sensorial no Brasil

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o Rádio Atmosfera, serviço de Rádio Indoor da ListenX (pioneira no Brasil). 

Você pode testar o serviço por 7 dias grátis, não perca tempo:

Rádio Atmosfera Experimentar

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *