A importância do Marketing Sensorial para lojas

Você já ouviu falar no marketing sensorial? Então, precisa saber que ele é ótima alternativa, que vem apresentando resultados bem positivos e estratégicos para quem o aplica. O consumidor sente-se muito mais atraído e propenso a comprar em lojas que lhe tragam boas vibrações e impressões, seja por meio da música, dos aromas ou mesmo do visual organizado do ambiente.

Uma boa solução de marketing sensorial ajuda também a gerar uma ótima primeira impressão da sua loja, incentivando a clientela a voltar mais vezes. Mas afinal, o marketing sensorial é assim tão importante para as lojas? Entenda mais sobre ele e veja como aumentar as suas vendas utilizando essa ideia!

O grande impacto para os clientes

É evidente o impacto positivo que o marketing sensorial acarreta nas pessoas. Afinal, o cheiro, o toque, o sabor e outros sentidos são capazes de aguçar a curiosidade e até mesmo o desejo em um consumidor.

Isso faz com que os clientes sintam-se bem dentro de seu estabelecimento comercial. Quanto mais agradável a loja for, mais tempo o consumidor ficará lá dentro.

É necessário pensar no marketing sensorial de forma adequada e adaptada ao seu ambiente, pois ao fazer uso de aromas, por exemplo, é bom utilizar uma fragrância que não seja doce ou forte demais. O ideal é apostar naquelas sensações que combinem com sua marca e assinalem boa presença entre os clientes.

O incentivo real às vendas de qualquer segmento

Você sabia que a música pode ajudar a potencializar as vendas? O conhecido “som ambiente” pode (e deve) ser utilizado em favor de sua loja, seja qual for o seu segmento. Primeiramente, analise qual é o tipo de público que você atende e, em seguida, defina o tipo de música que deve tocar a fim de atrair estas pessoas.

É importante ainda ter noções estratégicas sobre o ritmo do som ambiente: músicas animadas tendem a estimular a compra por impulso, já que despertam forte sensação de urgência no consumidor. Já as músicas mais lentas estimulam a percepção de calmaria, fazendo com que o consumidor passe mais tempo dentro da loja, vendo os seus produtos.

Isso também ocorre com os outros sentidos, como o olfato, o tato e o paladar. Estude e perceba por qual sentido os seus clientes são fisgados mais facilmente!

A construção de sua marca

Muitas lojas já possuem um cheiro característico, que automaticamente faz com que o cliente se lembre da marca logo que sente aquele perfume. Por exemplo, uma loja de roupas, que tem aroma específico no ambiente, usa o mesmo aroma nas roupas que os clientes compram.

Isso faz com que as pessoas associem determinado cheiro, sabor e até mesmo o som com uma dada marca. Pense no aroma de um determinado refrigerante ou ainda em um sabor de milkshake. Isso faz com que o cliente se aproxime cada vez mais da empresa e a inclua, de forma inconsciente, na sua rotina.

Uma parte relevante das estratégias de marketing

O marketing sensorial, quando utilizado junto a outras estratégias de marketing, é capaz de levar a resultados surpreendentes. Se os consumidores podem relacionar determinado cheiro e mais disparos de sensações com uma marca específica, isso garante que a sua empresa fique mais tempo na memória do consumidor.

Ao constituir sua estratégia de mercado e posicionamento de marca, garanta que o marketing sensorial também tenha investimentos em seu ponto de venda. Isso estimulará as suas vendas e fixará a sua marca na mente dos clientes.

E agora? Você já está convencido de que o marketing sensorial é altamente importante para os seus negócios? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais!

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