Entenda a importância do marketing de experiência para o seu negócio

Proporcionar uma boa experiência de compra aos seus clientes é fundamental para que eles considerem voltar a sua loja. Logo, é preciso estruturar uma boa estratégia de marketing de experiência, baseada em todos os cinco sentidos, para que ela seja completa e faça com que o cliente se torne fiel e quem sabe um promotor da sua marca.

Quer saber melhor sobre a importância dessa estratégia para o seu negócio? Continue a leitura e descubra!

Mas afinal, o que é o marketing de experiência?

O marketing de experiência trabalha com as emoções dos clientes ou usuários de um produto ou serviço. A atuação dele engloba ações que envolvem o consumidor pelo que ele vê, toca, sente, experimenta ou escuta. Por meio dele é possível surpreender ou conquistar uma pessoa que está habituada com um atendimento comum dentro de um ponto de venda.

Neste sentido, o marketing de experiência vai ajudá-lo a conquistar e fidelizar seus clientes. Para que ele tenha um bom resultado é preciso entender quais as características do seu negócio e do seu público. Assim, a comunicação pode ser feita com mais coerência e eficácia.

Como aplicar estas ações?

Pense sobre o seu produto ou serviço, analise o que faz sentido ser aplicado ou não. Por exemplo, se você possui uma loja de alimentos, deixe expostos aqueles itens que têm as cores mais vivas, para atrair a atenção dos olhares, ou os que são mais perfumados, para que o olfato seja estimulado.

Se por outro lado, você é gerente de uma loja de roupas jovens tenha música ambiente que agrade o seu público ou exiba clipes daquelas artistas que você sabe que são os preferidos dele.

Como ter o melhor atendimento?

Além da caracterização do seu ponto de venda, outro fator que será de muita relevância para que a experiência seja completa e agradável será o tipo de atendimento prestado por você e seus funcionários. Repense na forma como trata o seu cliente durante a sua experiência dentro da loja e também depois da compra. Invista em relacionamento, mostre ao consumidor que está interessado nele e em como ele se sente, avise sobre as novidades e promoções exclusivas.

Como oferecer mais benefícios?

Se o seu cliente já teve uma boa experiência dentro da sua loja ou ponto de venda, agora é hora de estender essa experiência para fora do seu estabelecimento. Para isso, firme parceria com outras lojas de outros segmentos, ofereça bônus e descontos especiais para que ele possa continuar fazendo compras e perceber os benefícios de ser seu cliente.

Qual a importância de trabalhar com emoções?

As pessoas ficam facilmente encantadas quando são estimuladas emocionalmente e, por isso, envolvê-las por meio de mais de um contato será bastante relevante para o seu negócio. Faça isso por meio de ações de relacionamento, atendimento diferenciado ou abordagens sensoriais, criando um ambiente próprio que seja reconhecido pelo seu consumidor e agregue mais valor a sua marca.

Por essa razão, não deixe de usar de todas as possibilidades que o marketing de experiência pode oferecer. Assim, você terá mais envolvimento com seus clientes, vai cativá-los e fidelizá-los, conseguindo conquistar não apenas compradores, mas verdadeiros fãs.

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