Você sabe o que é o Trade Marketing?

Já ouviu falar em Trade Marketing? Sabe exatamente para que serve e qual sua importância?  Não? Então você não pode perder esse post!

Se você acompanha nosso blog, já deve ter me visto dizer que 70% das decisões de compra acontecem dentro do Ponto de Venda, mas isso não sou eu que estou dizendo, isso é um fato identificado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (Point of Purchase Advertising Institute).

E é por causa desse comportamento do consumidor que a área de Trade Marketing vem crescendo cada vez mais e mostrando ser um setor indispensável especialmente para os grandes fabricantes, continue lendo que você já vai entender o porque.

O que Significa Trade Marketing?

Esse termo vem do Inglês onde a palavra “Trade” que significa “Troca” é muitas vezes utilizada quando estão falando no sentido comercial.

Essa é a área de marketing que trata as relações entre os fabricantes e os pontos de venda. Sua função está ligada ao “P” de marketing da “Promoção”, pois parte da sua função é criar estratégias para promover os produtos aumentando as vendas nas lojas, assim, todos saem beneficiados e por isso é o “Marketing de troca” onde ele prepara uma promoção para ajudar o ponto de venda a comprar mais e consequentemente ajuda o fabricante a vender e produzir mais, além de ganhar força de mercado.

Parece simples, mas essa área aborda um leque enorme de responsabilidades e estratégias referente a marca, o ponto de venda e ao consumidor final.

Veja aqui as principais funções de um Profissional de Trade Marketing

  • Controlar verbas promocionais
  • Detectar oportunidades de negócios em cada canal de distribuição
  • Disseminar e implementar em campo as estratégias de marketing
  • Coordenar e implementar plano de marketing por canal
  • Estabelecer comunicação entre marketing e vendas
  • Desenvolver e apresentar planos para clientes
  • Gerir equipe de promotores
  • Identificar necessidade de capacitar clientes
  • Controlar ações de venda e giro de produto
  • Definir canais foco de atuação
  • Desenvolver novas ferramentas de gestão junto aos clientes
  • Desenvolver novos produtos específicos por canal junto ao marketing
  • Desenvolver políticas de preços entre canais de distribuição
  • Controlar prazo de entrega de produtos

Como você pode ver, o Trade Marketing tem funções muito importantes para o varejo, a partir de seu trabalho e suas estratégias, uma marca pode conquistar lugar no ponto de venda e na decisão do consumidor de maneira muito rápida e efetiva.

De agora em diante, quando você for ao super mercado e ver promotoras oferecendo amostras grátis, packs promocionais de produtos, gôndolas limpas e organizadas com uma comunicação atraente etc, vai saber que o profissional de Trade Marketing daquela marca está fazendo um bom trabalho com a equipe daquele mercado.

Ana Carolina


Sobre Ana Carolina 

Sou coordenadora de marketing na ListenX. Apaixonada pelo que faço e amante de música, livros, natureza e viagens.

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