Por que não se comunicar pode significar o fracasso do seu negócio.

Por que não se comunicar pode significar o fracasso do seu negócio.

Você sabia que 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda? E que parte significativa dessas decisões são tomadas por impulso?  Essa é a mais absoluta verdade e foi comprovada pela pesquisa realizada pelo POPAI. (Point of Purchase Advertising Institute).

Agora que você já sabe que boa parte das compras são realizadas por impulso e decididas no ponto de venda. Quando seu cliente está dentro do seu estabelecimento, nem preciso dizer que você precisa se atentar à isso imediatamente se deseja aumentar suas vendas e ser bem sucedido, não é mesmo?

Legal, e por onde eu começo?

São inúmeras estratégias que influenciam as decisões de compra dos clientes, vários aspectos sensoriais, como o visual da loja, a música certa, aromatização, atendimento, iluminação e muitos outros, mas um dos assuntos mais importantes e pouco explorado é a comunicação com seu cliente, que se não estiver perfeita, você inevitavelmente estará perdendo vendas para o concorrente.

Será que você se comunica bem com seu cliente? Ele sabe tudo que você oferece?

É espantosa a quantidade de negócios que deixam de ser realizados porque o cliente não sabe o que temos a oferecer, e isso acontece porque, muitas vezes, a comunicação não acontece na hora certa, ou seja, acontece muito antes do momento da compra ou depois que ele já saiu da loja.

A solução definitiva para aumentar seus resultados é se comunicar com o cliente durante o processo de compra, dentro de seu estabelecimento, é neste momento que você precisa contar sobre seu cartão fidelidade,  sua promoção especial, o cartão de crédito da loja, e até mesmo sobre a nova sobremesa de seu restaurante ou o horário especial de Happy Hour.

Fazendo ele conhecer mais sobre seu negócio,  você aumenta de maneira exponencial a chance dele consumir mais seus produtos e também de voltar novamente para consumir na sua loja ou restaurante ( e não no seu concorrente ).

Qual o jeito mais fácil de fazer isso?

Você já ouviu dentro de algumas lojas que tocam anúncios comerciais de seus produtos e serviços durante a programação musical, intercalados entre as músicas? Esse pessoal já percebeu que esse tipo de comunicação, no momento certo, dentro do estabelecimento, aumenta muito as vendas e fidelização, ainda mais no cenário atual, onde o cliente está cada vez mais exigente e informado, enquanto a concorrência está ainda mais acirrada, não dá para correr o risco de falhar na comunicação, não é mesmo?

portrait of a handsome young man shouting with megaphone against a grey background

Essa definitivamente é a melhor opção de comunicação para impactar seus clientes enquanto ele está no seu ponto de venda, mas para que funcione, é necessário tomar alguns cuidados.

    • Posicionamento da Marca: Antes de implantar anúncios em seu ponto de venda é necessário entender como essa estratégia pode ser implantada em seu ponto de venda. Para algumas marcas mais sofisticadas, é preciso que os anúncios sejam bastante discretos e produzidos com essa mesma sofisticação e usados com cautela em pouca quantidade durante a programação e existem ainda marcas onde não se cabe a utilização dessa estratégia.
    • A locução: A locução deve trazer uma pronúncia clara, com voz e entonação que combinem com a sua marca.
    • Trilha: A trilha que irá acompanhar sua locução também precisa ser pensada de maneira estratégica. Escolhendo da maneira correta, ela será a responsável por chamar atenção para seu anúncio sem destoar do seu posicionamento e estratégia.
    • Roteiro: Anúncios com mais de 30 segundo geralmente surtem menos resultado pois seu cliente para de prestar atenção no que está sendo dito. O ideal é que o texto seja escrito por profissionais especializados em redação para anúncios publicitários que saberão passar a mensagem desejada dentro do tempo certo.

Conclusão

Pensa comigo: Será que seu cliente sabe tudo que seu negócio tem à oferecer? Ele sabe o quanto você é diferenciado de seu concorrente?  Você pode estar trabalhando em 10 coisas bacanas enquanto seu concorrente faz apenas 1, porém, se ele se comunicar melhor, é ele quem “ganha” atenção e o dinheiro do cliente.

Você pode estar investindo tempo e dinheiro e sendo deixado para trás por se comunicar mal! Lembre-se sempre do velho ditado: “Comunicação é a Alma do Negócio”.

Serviço de Marketing Sensorial no Brasil

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o Atmosfera, serviço de Marketing Sensorial da ListenX (pioneira no Brasil). 

Você pode testar o serviço por 7 dias grátis, não perca tempo:

Rádio Atmosfera Experimentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *