Rádio de loja: qual o volume ideal?

Você sabia que as pessoas tendem a gastar mais em compras por impulso quando estão gostando da música que está tocando? A rádio de loja, que para o cliente parece algo simples, despretensioso e até mesmo ocasional pode ser uma excelente ferramenta de marketing e vendas para os proprietários dos estabelecimentos.

Já falamos por aqui que o music branding pode fazer muito pela imagem da sua loja, agregando valor e fortalecendo cada vez mais a sua marca. É importante que o cliente sinta-se acolhido e se identifique com a música que está tocando. Além disso, é preciso que o som seja adequado ao tipo de produto que você está sendo vendido.

Como você já sabe tudo isso, já investiu em uma curadoria musical de qualidade para a sua loja, é preciso enxergar como utilizar corretamente essa poderosa ferramenta. Não é porque você investiu que precisa deixar o volume no máximo para garantir que todos os clientes escutem e prestem atenção na música, não é mesmo?

Mantenha o volume ideal da rádio de loja

Tenha uma coisa em mente: de maneira alguma a música não pode atrapalhar a comunicação entre o cliente e qualquer pessoa da loja. Além disso, as pessoas costumam ficar menos tempo em locais com volume excessivo.

Como saber qual é o volume ideal? Faça um teste de comunicação entre você e seus colaboradores. Se alguém precisar levantar o tom de voz ou se concentrar excessivamente para entender o diálogo, o som está muito alto.

Outro ponto a se considerar são os seus próprios funcionários, que estarão expostos durante o dia inteiro ao som ambiente. Verifique se o volume não está irritando ou até mesmo prejudicando a audição da equipe.

Construa um ambiente adequado

Uma boa ambientação musical é fundamental para construir um ambiente adequado, favorável e de acordo com o seu negócio. Se você vende produtos esportivos, é provável que possa deixar o volume um pouco mais alto, transformando o local em um ambiente de energia. Mas se sua loja vende produtos para terapias alternativas, o som mais baixo e suave vai gerar uma experiência mais tranquila e serena para os clientes, entregando antes mesmo da compra uma sensação de bem-estar.

Se você possui um restaurante, o tipo da música tem o poder de interferir diretamente no seu ticket médio. Estudos indicam que com a música certa, 35% dos clientes ficam mais tempo no ambiente porque gostam da música. Se a música não estiver adequada, 44% dos clientes vão embora porque estão incomodados com o som. Além disso, o som ambiente ideal faz com que 31% dos clientes voltem a um estabelecimento.

Use o Marketing Sensorial

marketing sensorial é uma técnica muito eficiente para despertar os sentidos do consumidor, trazendo resultados imediatos e de muito sucesso. Além de trabalhar muito bem a identidade da marca e de estimular ainda mais o desejo de compra, é possível despertar emoções no consumidor, deixando impressões profundas e, algumas vezes, trazendo a tona memórias carinhosas e marcantes.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o poder de influência da sua rádio de loja na compra e permanência dos clientes, fique atenta e dê play no volume ideal. Deixe aqui o seu comentário.

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